SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO OU CRISMA
1. CONFIRMAÇÃO
O Sacramento da Confirmação ou Crisma faz parte dos Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Confirmação, Eucaristia – sendo que no início da Igreja, eram celebrados juntos.
No livro dos Atos dos Apóstolos, que narram o início da Igreja, vemos que os primeiros passos dados para aqueles que se convertiam ao cristianismo, era o batismo e a imposição das mãos, como vemos por exemplo em Hebreus 6,1-3.
“Por isso, deixando de lado o ensinamento elementar respeito de Cristo, elevemo-nos à perfeição adulta, sem ter que voltar aos artigos fundamentais: o arrependimento das obras mortais e a fé em Deus, a doutrina sobre o batismo e a imposição das mãos, a ressureição dos mortos e o julgamento eterno. É isto que faremos, se a tanto Deus nos ajudar!” (Hb 6,1-3)
A imposição das mãos, foi compreendida pela tradição da Igreja como a origem do Sacramento da Confirmação que, de certo modo, perpetua, na Igreja, a graça de Pentecostes, quando os apóstolos receberam o Espírito Santo.
Desde então, eles e seus sucessores transmitem o Espírito Santo e os seus dons, com essa imposição, e depois com o óleo que chamamos de ‘Crisma’.
Vejamos o que o catecismo nos diz: “A preparação para a Confirmação deve visar conduzir o cristão à união mais íntima com Cristo, à familiaridade mais intensa com o Espírito Santo, sua ação, seus dons e seus chamados, a fim de poder assumir melhor as responsabilidades apostólicas da vida cristã. Por isso, a catequese da Confirmação se empenhará em despertar o senso de pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto à Igreja universal como à comunidade paroquial. Está última tem especial responsabilidade na preparação dos confirmados” CIC 1309
Esse Sacramento representa a maturidade cristã, ou seja, é como se até agora, os pais, padrinhos e a própria comunidade fossem responsáveis pela fé do fiel, mas agora, ao receber o Sacramento da Crisma, é ele quem responderá por si próprio, como se fosse ‘maior de idade’ a partir de então.
Mais do que isso, a Crisma é a confirmação do Batismo, na qual é através desse sacramento que podemos viver plenamente o nosso Batismo, e as graças recebidas.
Nesse primeiro Sacramento, recebemos o Espírito Santo, mas é com a recepção da Crisma que ocorre a efusão do Espírito Santo em nós, ou seja, os dons do Espírito Santo começam a agir de forma mais forte e constante.
Basta que deixemos eles agirem e nos transformarem.
2. CELEBRANDO O SACRAMENTO
No início o Sacramento da Confirmação era celebrado junto com o Batismo, mas com o crescimento da Igreja e o aumento das crianças recebendo o batismo, foi sendo celebrado separadamente.
É administrado pelo Bispo, ou por alguém enviado por ele para realizar este Sacramento.
O óleo da Crisma, é abençoado na quinta-feira Santa, na missa realizada no período da manhã, antes de iniciar o Tríduo Pascal.
A benção é feita pelo Bispo, e ali é preparado os óleos que se utilizam no Batismo, na Crisma e na Unção dos Fiéis, e por isso a missa é conhecida como ‘Missa da unção dos Óleos’.
O rito desse Sacramento ocorre durante a Santa Missa, onde aqueles que irão receber a Crisma renovam as promessas batismais, antes feitas por seus pais e padrinhos.
Acendem suas velas no círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado, e renunciando ao mal e ao pecado, também professam a sua fé em Jesus e na sua Igreja.
Após a renovação das promessas batismais, eles se aproximam do Bispo ou o celebrante e são exortados por essas palavras:
“Deus Todo-Poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo fizeste renascer vossos servos, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade – e enchei-os do espírito de vosso temor. Por Cristo nosso Senhor”
E por fim, individualmente, o Bispo irá passar o santo óleo da Crisma na fronte do crismando dizendo “Recebe, por este sinal, o selo do Espírito Santo, o dom de Deus”.
E encerra com um pequeno gesto de um beijo ou um tapa no rosto do crismando, que manifesta aí a comunhão eclesial com o Bispo e com todos os fiéis.
Convém que seja escolhido um padrinho, de preferência, o mesmo que o do Batismo, para auxiliar na vida cristã e na vivência do Sacramento recebido.
3. O ESPÍRITO SANTO
Nas Sagradas Escrituras vemos a narração do Pentecoste, primeiro com Evangelista João, onde Jesus após a sua Ressureição, aparece para os apóstolos e sopra o Espírito Santo sobre eles, e lhes confere a graça de comunicar esse mesmo espírito para as outras pessoas, dando lhes autoridade para agir em seu nome, pela sua Igreja – João 20,19-23.
A segunda narração do Pentecoste nós vemos no livro dos Atos dos Apóstolos, onde após a Ascenção de Jesus aos céus, estando os apóstolos reunidos em oração, eis que descem sobre eles línguas de fogos, representando os dons do Espírito Santo, que a partir de então, despertam e agem neles – Atos dos Apóstolos 2,1-13.
Os dons do Espírito Santo foram transmitidos pela imposição das mãos, desde então, e como dissemos, já recebemos o Espírito Santo desde o nosso Batismo.
Mas é com o Sacramento da Confirmação que ocorre a efusão desse Espírito dentro de nós, e começam a agir e operar, assim como fora no Pentecoste.
Os dons do Espírito Santo são: Temor de Deus; Piedade; Fortaleza; Conselho; Ciência; Entendimento; Sabedoria.
Eles operam em nós, na medida em que clamamos pelo Espírito Santo, e deixamos que Ele opere em nós.
É o Espírito Santo quem nos transforma em um novo Cristo, nos dando força para vivermos aquilo que Deus pede de nós.
4. SEUS EFEITOS
Pela confirmação, os cristãos, isto é, os que são ungidos, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo, de que Jesus é cumulado, a fim de que toda a vida deles exale “o bom perfume de Cristo” CIC 1294.
Assim como o Batismo, somos marcados com um selo ao receber esse Sacramento, que da mesma forma, jamais pode ser apagado.
É o sinal de que Jesus Cristo assinalou com o selo de seu Espírito, o revestindo da força do alto para ser sua testemunha.
Este selo marca ainda a nossa pertença total a Cristo, o colocar-se a seu serviço, para sempre, mas também é a promessa da proteção divina e das suas graças em nossas vidas.
O principal efeito do Sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como já dissemos. Outros efeitos (CIC 1303):
- Crescimento e aprofundamento da graça batismal;
- Nos enraíza mais profundamente na filiação divina;
- Aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
- Torna mais perfeita nossa vinculação com a Igreja;
- Nos dá uma força especial do Espírito Santo, para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo; para confessar com valentia o nome de Cristo; para nunca sentir vergonha em relação à cruz;
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