EVANGELHO DO DIA - 04/12/25 (Mt 7, 21.24-27)

TEMPO DO ADVENTO - 1ª semana

Jesus e a multidão


LEITURA:

Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,1-6

Naquele dia, cantarão este canto em Judá:

"Uma cidade fortificada é a nossa segurança;

o Senhor cercou-a de muros e antemuro.

Abri as suas portas, para que entre um povo justo,

cumpridor da palavra,

firme em seu propósito;

e tu lhe conservarás a paz,

porque confia em ti.

Esperai no Senhor por todos os tempos,

o Senhor é a rocha eterna.

Ele derrubou os que habitam no alto,

há de humilhar a cidade orgulhosa,

deitando-a por terra,

até fazê-la beijar o chão.

Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres,

as passadas dos humildes".


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor',

entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática

a vontade de meu Pai que está nos céus.

Portanto, quem ouve estas minhas palavras

e as põe em prática,

é como um homem prudente,

que construiu sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, vieram as enchentes,

os ventos deram contra a casa,

mas a casa não caiu,

porque estava construída sobre a rocha.

Por outro lado,

quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática,

é como um homem sem juízo,

que construiu sua casa sobre a areia.

Caiu a chuva, vieram as enchentes,

os ventos sopraram e deram contra a casa,

e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"


MEDITAÇÃO:

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus”


Como nos diz o Evangelista, “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Se o tempo do Advento é o tempo de nos prepararmos para vinda de Cristo, devemos também reconhecer que na pessoa de Jesus, o Reino de Deus se faz presente.

Compreendemos que o Reino de Deus, é onde ele Reina, onde Ele é quem está no centro de tudo. Por isso em Jesus, podemos alcançar e viver o Reino dos Céus, já aqui na terra. Mas para pertencer a esse reino, Jesus nos diz que não basta simplesmente respeitar e clamar o seu nome.

É preciso antes de tudo, praticar a vontade de Deus, pois somente assim o Reino dos Céus se realiza: quando a vontade de Deus reina. Por isso devemos nos esforçar em conhecer a vontade de Deus, buscando vive-la em nossas vidas.

A primeira vontade de Deus, é aquela que se estende a todos, como o cumprimento dos mandamentos, da sua Lei e da Lei da sua Igreja, a escuta atenta a sua Palavra, se esforçando para vive-la todos os dias.

Quem assim busca viver, sendo ‘fiel no pouco, Deus confia mais’ (Mt 25,21), e esse mais, é o compreender a vontade de Deus, própria para cada um – a nossa vocação, missão na Igreja e no mundo, as decisões importantes que devemos tomar ao longo da vida.


“Todo aquele que houve essas minhas palavras e as põe em prática será comparado ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha”


O problema é que muitas vezes, por mais que saibamos a vontade de Deus, e por mais que saibamos que como seus discípulos e filhos, devemos buscar segui-las, na prática, não buscamos vive-las.

Isso ocorre quando, diante de uma decisão que devemos tomar, não pensamos primeiro em Deus e na sua vontade, mas antes, pensamos naquilo em que queremos, na nossa vontade, que geralmente está marcada pela busca um benefício ou prazer imediato.

Agindo assim, somos como o homem insensato que nos diz Jesus, que constrói a sua casa, a sua vida, sobre o alicerce da sua própria vontade, dos seus interesses e da busca pelo prazer, dinheiro ou poder.

Nada disso pode nos satisfazer e trazer a felicidade, e quando nossa vida está depositada nesse sentido, qualquer desafio e tribulação na vida, nos leva a destruição. E se não buscarmos a conversão em vida, grande será a ruina.

Mas ao contrário, aqueles que vivem buscando a vontade de Deus, e se esforçando para submeter a sua vontade pessoal, à vontade divina, esses são comparados ao homem sensato, que construiu a sua casa, a sua vida, sobre a rocha.

Como nos diz o profeta Isaías “Ponde a vossa confiança no Senhor para sempre, porque o Senhor é a rocha eterna” (Is 26,4). Somente tendo Ele como fundamento da nossa vida, é que temos a certeza de que nenhum desafio ou tribulação, poderá nos levar a ruina, mas antes, nos manterá unido a Ele.

Que a Santíssima Virgem Maria nos ajude a cada dia mais, compreendermos que a vontade de Deus, é perfeita, e nos leva a verdadeira felicidade, que só encontramos, ao vivermos unidos ao seu Filho Jesus.


ORAÇÃO:

Ó Deus, que sempre nos advertes a vivermos na vossa santa vontade, na verdade e no caminho da justiça, e que em seu Filho Jesus, que é a própria Verdade e o próprio Caminho, nos guiais e ensinais a viver a partir da fé. Dai-nos sermos dóceis a vossa divina vontade, para que cheios de vossa graça, possamos viver a partir da nossa fé, expressando em nossos atos, aquilo que professamos e cremos de Ti. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários