TEMPO COMUM - 28ª semana
LEITURA:
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b
Caríssimo:
Demas me abandonou por amor deste mundo,
e foi para Tessalônica.
Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia.
Só Lucas está comigo.
Toma contigo Marcos e traze-o,
porque me é útil para o ministério.
Mandei Tíquico a Éfeso.
Quando vieres, traze contigo a capa
que deixei em Trôade, em casa de Carpo,
e os livros, principalmente os pergaminhos.
Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano;
o Senhor lhe pagará segundo as suas obras!
Evita-o também tu,
pois ele fez forte oposição às nossas palavras.
Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu;
todos me abandonaram.
Oxalá que não lhes seja levado em conta.
Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças,
ele fez com que a mensagem
fosse anunciada por mim integralmente,
e ouvida por todas as nações.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9
Naquele tempo,
o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes:
"A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
'A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo:
'O Reino de Deus está próximo de vós' ".
MEDITAÇÃO:
“Ide! Eis que vos envio como cordeiros entre lobos”
Celebramos hoje a festa do Evangelista São Lucas. Se no evangelho vemos Jesus enviando os discípulos a anunciarem o Reino de Deus, vemos em seus escritos, justamente um caminho para conhecer e se aproximar da pessoa de Jesus. Por isso somos gratos a Deus pela vida de S. Lucas, autor de um dos Evangelhos e do livro Atos dos Apóstolos.
Nosso Senhor envia setenta e dois discípulos em missão. Esse número lembra os setenta anciões escolhidos por Moises, e também já aponta para a missão da Igreja de Cristo. Se os doze apóstolos, remetem as doze tribos de Israel, os setenta aponta para os povos pagãos.
Assim a missão de anunciar o Reino de Deus é universal, pois a final, Jesus é o único caminho pelo qual chegamos à salvação. Por isso que a maior caridade que podemos fazer a alguém, é leva-la a conhecer a Nosso Senhor.
É dito ainda a forma como os discípulos devem anunciar a Deus, que é justamente, depositando Nele a sua confiança e esperança, desde as coisas mais simples as mais necessárias, da veste ao alimento.
Isso para que se ocupem com aquilo que mais essencial, o anuncio do Reino de Deus, não permitindo que nenhuma preocupação com as coisas terrena, o impeça de realizar a sua missão.
“O Reino de Deus está próximo de vós”
O conteúdo do anuncio e da missão dos discípulos, é o Reino de Deus, onde mais do que um discurso ou uma ideia, o Reino de Deus é uma pessoa: Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Reino de Deus se realiza, quando Deus reina em nossa vida, e assim, antecipamos aquilo que é vivido no céu, na eternidade, e já passamos a viver aqui na terra. Para isso, é preciso viver a partir da vontade de Deus, deixando que Ele nos direcione.
Ninguém mais do que Jesus soube compreender e viver a vontade de Deus, a ponto de cumprir a sua missão, dando a sua própria vida para nossa salvação. Assim, Ele é o nosso maior exemplo, e por isso, o centro do anuncio do Reino de Deus, é o próprio Cristo.
Mas como Jesus mesmo disse, “Eis que vos envio como cordeiros entre lobos”. Em um mundo materialista e voltado a obtenção do prazer a qualquer custo, o Reino de Deus vai na contramão, apresentando uma outra proposta de vida.
Devemos refletir em nossa vida, o quanto estamos buscando viver e deixar que o Reino de Deus se realize em nossas vidas, deixando de lado tudo aquilo que não é compatível a uma vida de fé.
Após Jesus, a pessoa que mais soube compreender a vontade divina, foi a Virgem Maria, que chegou até o ponto de gerar o menino Deus em seu ventre. Recorramos a mãe de Deus e nossa, para que nos ajude a compreender a vontade de Deus em nossas vidas, e assim, deixar que Ele Reine em nós.
ORAÇÃO:
Ó Deus que nos chamastes a ouvir o anuncio dos vossos discípulos, que nos trazem a boa nova do Evangelho e do Vosso Reino, assim como foi com S. Lucas, dai-nos a graça de compreendermos a Vossa divina vontade, para que possamos deixar-nos guiar por Ti, para que assim, reine em nossas vidas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.




0 Comentários