EVANGELHO DO DIA - 13/10/25 (Lc 11, 29-32)

TEMPO COMUM - 28º semana

Jesus e a multidão


LEITURA:

Início da Carta de São Paulo aos Romanos 1,1-7

Paulo, servo de Jesus Cristo, 

apóstolo por vocação,

escolhido para o Evangelho de Deus,

que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras,

e que diz respeito a seu Filho,

descendente de Davi segundo a carne,

autenticado como Filho de Deus com poder,

pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, 

Jesus Cristo, nosso Senhor.

É por Ele que recebemos 

a graça da vocação para o apostolado,

a fim de podermos trazer à obediência da fé

todos os povos pagãos,

para a glória de seu nome.

Entre esses povos estais também vós,

chamados a ser discípulos de Jesus Cristo.

A vós todos que morais em Roma,

amados de Deus e santos por vocação,

graça e paz da parte de Deus, nosso Pai,

e de nosso Senhor, Jesus Cristo.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,29-32

Naquele tempo,

quando as multidões se reuniram 

em grande quantidade,

Jesus começou a dizer:

"Esta geração é uma geração má.

Ela busca um sinal, 

mas nenhum sinal lhe será dado,

a não ser o sinal de Jonas.

Com efeito, assim como Jonas

foi um sinal para os ninivitas,

assim também será o Filho do Homem 

para esta geração.

No dia do julgamento,

a rainha do Sul se levantará

juntamente com os homens desta geração,

e os condenará.

Porque ela veio de uma terra distante

para ouvir a sabedoria de Salomão.

E aqui está quem é maior do que Salomão.

No dia do julgamento, os ninivitas

se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão.

Porque eles se converteram

quando ouviram a pregação de Jonas.

E aqui está quem é maior do que Jonas".


MEDITAÇÃO:

“Aqui está algo mais do que Jonas!”


Eis que uma multidão de pessoas passa a seguir Jesus, aglomerando-se ao seu redor. Porém vemos que Ele os adverte, os chamando de ‘geração má’. Isso porque o seguem, mas antes de tudo, querem milagres e sinais, que justifiquem a sua autoridade e ensinamento.

Apesar de realizar inúmeros milagres, Jesus se recusa a faze-los, no intuito de crerem nele. Isso porque tiraria do povo, a liberdade de escolher e crer em sua pessoa. Pois verdadeiramente tem fé em Nosso Senhor, aquele que ouve e acolhe a sua palavra, sem precisar de nada mais, do que a sua própria pessoa.

Isso ficará evidente nos exemplos que Ele nos dá. Começando pelo profeta Jonas, que chega a ser um exemplo gritante, porque esse profeta foi alguém que relutou contra a Deus, e mesmo quando se deu por vencido, foi a muito contragosto pregar na cidade de Nínive.

Ainda assim, a cidade que era pagã, ouvia a voz de Deus expressa por esse profeta, e se arrependendo de suas más ações, buscaram a conversão, por meio da penitência, alcançando assim a misericórdia de Deus.


“Aqui está algo mais do que Salomão”


Outro exemplo utilizado por Jesus, é do Rei Salomão, filho do Rei Davi. Esse rei é conhecido por sua grande sabedoria, sabedoria essa que era conhecida até entre os pagãos, que muitas vezes vinham ao seu encontro, para conhece-lo e buscar suas orientações.

É o caso da Rainha de Sabá, que veio de muito longe, para conhecer e contemplar a sabedoria de Salomão, mesmo essa sabedoria sendo limitada, própria de um homem pecador. Mas Jesus coloca o povo de Nínive e a Rainha do sul, como exemplo daqueles que tiveram fé, com tão pouco.

E agora, diante dos judeus, e diante de nós, está alguém muito maior do que um profeta rabugento e um rei sábio, porém limitado. Se Jonas passou três dias contrariados no ventre de um grande peixe, Jesus passou três dias no ventre da morte, por sua própria escolha.

Mais do que possuir a sabedoria, Jesus é a própria Sabedoria encarnada, que estava com o Pai desde toda a eternidade por meio do qual “tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito”.

Não devemos esperar milagres e sinais para crer em Jesus, pois Ele é o grande sinal do Pai. A fé consiste justamente nisso, em conhecer a Nosso Senhor e depositar Nele a nossa vida, a nossa esperança, na certeza de que Ele é o próprio Deus, que veio se revelar até nós.

Peçamos a Virgem Maria que nos ajude a verdadeiramente conhecer a seu filho, para que a nossa fé seja purificada e cresça, a ponta de ser ela mesma, o sinal que testemunha o amor de Deus por nós, atraindo assim, as pessoas ao nosso redor à Jesus.


ORAÇÃO:

Ó Deus que nos destes o vosso Filho Jesus como o grande sinal do cumprimento das vossas promessas, e para nos revelar a sua face, dai-nos o dom da fé, para que conhecendo-O, possamos depositar toda a nossa vida e esperança, não esperando nada fora de vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Postar um comentário

0 Comentários