EVANGELHO DO DIA - 30/07/25 (Mt 13, 44-46)

TEMPO COMUM - 17ª semana

Jesus e a multidão


LEITURA:

Leitura do Livro do Êxodo 34,29-35

Quando Moisés desceu da montanha do Sinai,

trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança,

não sabia que a pele do seu rosto resplandecia

por ter falado com o Senhor.

Aarão e os filhos de Israel,

vendo o rosto de Moisés resplandecente,

tiveram medo de se aproximar.

Então Moisés os chamou,

e tanto Aarão como os chefes

da comunidade foram para junto dele.

E, depois que lhes falou,

todos os filhos de Israel também se aproximaram dele,

e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens

que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.

Quando Moisés acabou de lhes falar,

cobriu o rosto com um véu.

Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor,

para falar com ele,

retirava o véu, até a hora de sair;

depois saía e dizia aos filhos de Israel

tudo o que lhe tinha sido ordenado.

E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer;

mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu,

até o momento em que entrava para falar com o Senhor


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:

"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo.

Um homem o encontra e o mantém escondido.

Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens

e compra aquele campo.

O Reino dos Céus também é como um comprador

que procura pérolas preciosas.

Quando encontra uma pérola de grande valor,

ele vai, vende todos os seus bens

e compra aquela pérola".

 


MEDITAÇÃO:

“O Reino dos céus é semelhante ao tesouro escondido num campo”

Sempre falando em parábolas, Jesus continua a falar a multidão sobre o Reino dos Céus. E usando dois exemplos, nos mostra a grandeza e a beleza desse Reino, na qual vale a pena renunciarmos a tudo, para possuí-lo.

Primeiro compara o Reino dos Céus ao um tesouro escondido num campo, na qual o homem que o encontra, vende tudo que possui, para comprar esse terreno, e assim ganhar o Reino dos Céus.

De fato, aquele que encontra o Reino dos Céus, deve deixar tudo para entrar nele. Para adquirir tão grande bem, compreendemos que requer renúncia e o grande sacrifício de nada antepor ao Reino e a vontade de Deus.

A final, o Reino de Deus passa a acontecer em nossas vidas, quando Ele começa a reinar em nós, quando buscamos a conformidade da nossa vontade, com a vontade de Deus.

Para isso, é preciso renunciarmos aos nossos bens e aos nossos planos, que vão em direção contrária a Deus, ou ainda, a tudo aquilo que nos prende e nos faz viver uma vida voltada para esse mundo.


“Pérola de grande valor”


O segundo exemplo usado por Jesus, é sobre o negociante que encontra uma pérola de grande valor, e novamente, vende tudo que possuiu, para compra-la.

Nos mostra que devemos ter o Reino dos Céus, como aquilo de mais valioso e precioso, aquilo que mais desejamos e que nada se compara a sua beleza e a graça de possuí-la. A final, nada nesse mundo se compara, a alegria de estar junto a Deus.

Mas para que não pensemos de forma abstrata do Reino dos Céus, ou que ele se encontra longe, devemos lembrar que em Jesus, o Reino de Deus se faz presente.

Ele é o tesouro escondido, sobretudo nas Sagradas Escrituras, na qual se torna a chave de leitura das manifestações de Deus e de suas promessas. Nosso Senhor é a grande pérola de grande valor, maior do que qualquer outra.

É em Jesus que devemos depositar toda a nossa vida, renunciando a tudo nesse mundo, para viver em seu seguimento. Não existe maior riqueza do possuir a sua amizade, do que conhecer a sua pessoa e buscar viver conforme as suas palavras.

Peçamos a Virgem Maria, que nos ajude a renunciar a todos os bens e prazeres dessa vida, para adquirirmos o grande tesouro e pérola preciosa, que o seu filho Jesus. Que não exista maior desejo, do que a amizade com Nosso Senhor, andando em sua presença.


ORAÇÃO:

Ó Deus, que em seu filho Jesus se revela a nós e nos atrai a ti e aos vossos caminhos. Dai-nos a graça da virtude da humildade, para que possamos depositar a nossa confiança em Ti, a virtude da perseverança, para não desanimarmos com os desafios da vida, e a virtude da fidelidade, para nunca vos abandonar, mantendo sempre firme a nossa fé em Ti. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.



Postar um comentário

0 Comentários