EVANGELHO DO DIA - 22/07/25 (Jo 20, 1-2; 11-18)

SANTA MARIA MADALENA - festa

Jesus e Maria Madalena


LEITURA:

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3,1-4a

Eis o que diz a noiva:

"Em meu leito, durante a noite,

busquei o amor de minha vida:

procurei-o, e não o encontrei.

Vou levantar-me e percorrer a cidade,

procurando pelas ruas e praças,

o amor de minha vida:

procurei-o, e não o encontrei.

Encontraram-me os guardas

que faziam a ronda pela cidade.

'Vistes porventura o amor de minha vida?'

E logo que passei por eles,

encontrei o amor de minha vida".


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-2.11-18

No primeiro dia da semana,

Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,

bem de madrugada, quando ainda estava escuro,

e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.

Então ela saiu correndo

e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo,

aquele que Jesus amava,

e lhes disse:

"Tiraram o Senhor do túmulo,

e não sabemos onde o colocaram".

Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando.

Enquanto chorava,

inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.

Viu, então, dois anjos vestidos de branco,

sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus,

um à cabeceira e outro aos pés.

Os anjos perguntaram:

"Mulher, por que choras?"

Ela respondeu:

"Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram".

Tendo dito isto,

Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé.

Mas não sabia que era Jesus.

Jesus perguntou-lhe:

"Mulher, por que choras?

A quem procuras?"

Pensando que era o jardineiro, Maria disse:

"Senhor, se foste tu que o levaste

dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".

Então Jesus disse:

"Maria!"

Ela voltou-se e exclamou, em hebraico:

"Rabunni"

(que quer dizer: Mestre).

Jesus disse:

"Não me segures.

Ainda não subi para junto do Pai.

Mas vai dizer aos meus irmãos:

subo para junto do meu Pai e vosso Pai,

meu Deus e vosso Deus".

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos:

"Eu vi o Senhor!",

e contou o que Jesus lhe tinha dito.



MEDITAÇÃO:

"Mulher, por que choras? A quem procuras?"


Celebramos a festa de Santa Maria Madalena, aquele que ao ter o seu encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo, mudou de vida, e passou a ser sua fiel seguidora, a ponto de ser a primeira a anunciar a ressureição de Jesus.

É o que nos narra o Evangelho de hoje, onde no domingo, após a morte de Jesus, Maria Madalena vai ao sepulcro, mesmo sabendo que encontraria uma grande pedra, que a impediria de ver o corpo de Nosso Senhor. Porem o seu amor não a impediu de ir.

Chegando lá, viu os primeiros sinais, o túmulo vazio. Após anunciar aos demais discípulos, volta ao sepulcro, e vê ainda dois anjos, onde antes estava o corpo de Jesus. E a perguntam "Mulher, porque choras?" Era a tristeza que carregava, que a impedia de compreender o que ocorrera.

Muitas vezes, o mesmo ocorre em nossas vidas. Tomados pela tristeza, pela falta de esperança, pelo medo diante do desafio ou do futuro, não percebemos os sinais da presença de Deus em nossas vidas, e não ouvimos a sua voz a nos chamar.

Porém mesmo em meio a tristeza, Maria Madalena não deixou de buscar a Jesus, ainda que imaginasse que o encontraria morto. Por persistir em sua procura, eis que encontra o seu amado, que a chama pelo nome.

O segredo para enfrentar toda tristeza ou momento difícil, é persistir em buscar Nosso Senhor, mesmo em meio aos desafios da vida. O desejo por Jesus, aumenta conforme persistimos, e chega a sua realização, quando escutamos a sua voz.


"Vi o Senhor"


Ao ver Nosso Senhor, Maria Madalena faz a sua profissão de fé. Normalmente, Jesus era chamado de Rabi, que quer dizer mestre. Porém ela o chama de Rabbuni, tratamento mais solene, direcionado a Deus. Ela reconhece na pessoa de Jesus, o próprio Deus, aquele que venceu a morte.

A sua primeira reação, é de abraçar Jesus, tratando-o como mestre e amigo, assim como ela e os demais discípulos estavam acostumados a tratar Jesus. Porém ele diz "Não me toques", querendo nos indicar que algo mudou após a sua ressureição.

A partir de agora, a forma como nos relacionamos com Nosso Senhor, é pela fé, e chegamos a tocar em Jesus, pelos seus Sacramentos, administrados por sua Santa Igreja. Assim, nos que vivemos a mais de dois mil anos de sua encarnação, podemos também nos relacionarmos com Ele, tocando-o, sobretudo na Eucaristia.

Maria Madalena vai então aos demais discípulos para anunciar a boa nova. Se torna assim, a primeira testemunha da Ressureição, da grande vitória de Jesus sobre a morte.

No mundo de hoje, muito se fala que as mulheres precisam ser 'empoderadas', porém isso é uma falta de conhecimento do que é a própria mulher, da sua dignidade. Nas Sagradas Escrituras, eis que as santas mulheres nos mostram que a sua grandeza, é antes de tudo, em estar com Jesus.

A começar pela Virgem Maria, que gerou Jesus em seu ventre, mostrando a grande vocação da mulher de ser mãe. E Maria Madalena, a primeira a ver Jesus Ressuscitado e a anuncia-Lo, para aqueles que Jesus chama de irmãos, aos seus discípulos.

Que ao meditarmos o encontro de Maria Madalena com o ressuscitado, que renovemos o nosso amor por Jesus, e pedindo a intercessão de sua mãe, a Virgem Maria, que alimentemos o nosso desejo por encontrar a Nosso Senhor, nos encontrando com Ele pela oração, para um dia, nos encontramos na eternidade.


ORAÇÃO:

Ó Deus, o vosso Filho Unigênito confiou a Maria Madalena a missão de ser a primeira a anunciar a alegria pascal; concedei, nós vos pedimos, por sua intercessão e exemplo, proclamar que Cristo ressuscitou e contemplá-lo no seu Reino glorioso. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Postar um comentário

0 Comentários