SANTO ESTÊVÃO, PROTOMÁRTIR - oitava de Natal
LEITURA:
Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,8-10.7,54-59
Naqueles dias,
Estêvão, cheio de graça e poder,
fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos,
junto com cirenenses e alexandrinos,
e alguns da Cilícia e da Âsia,
começaram a discutir com Estêvão.
Porém, não conseguiam
resistir à sabedoria
e ao Espírito com que ele falava.
Ao ouvir essas palavras,
eles ficaram enfurecidos
e rangeram os dentes contra Estêvão.
Estêvão, cheio do Espírito Santo,
olhou para o céu e viu a glória de Deus
e Jesus, de pé, à direita de Deus.
E disse: "Estou vendo o céu aberto,
e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus".
Mas eles, dando grandes gritos
e, tapando os ouvidos,
avançaram todos juntos contra Estêvão;
arrastaram-no para fora da cidade
e começaram a apedrejá-lo.
As testemunhas deixaram suas vestes
aos pés de um jovem, chamado Saulo.
Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo:
"Senhor Jesus, acolhe o meu espírito".
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,17-22
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus apóstolos:
"Cuidado com os homens,
porque eles vos entregarão aos tribunais
e vos açoitarão nas suas sinagogas.
Vós sereis levados
diante de governadores e reis,
por minha causa,
para dar testemunho diante deles e das nações.
Quando vos entregarem,
não fiqueis preocupados como falar
ou o que dizer.
Então naquele momento
vos será indicado o que deveis dizer.
Com efeito,
não sereis vós que havereis de falar,
mas sim o Espírito do vosso Pai
é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão;
o pai entregará o filho;
os filhos se levantarão contra seus pais,
e os matarão.
Vós sereis odiados por todos,
por causa do meu nome.
Mas quem perseverar até o fim,
esse será salvo".
MEDITAÇÃO:
“Guardai-vos dos homens”
Gloria in excelsis Deo! Celebrando as oitavas de Natal, somos chamados a estender a celebração desse grande dia, na qual Deus se fez homem, o Pai nos enviou o seu Filho, para nos salvar e nos conduzir a eternidade.
Durante esse período, a liturgia nos leva a celebrarmos várias festas, e hoje, celebramos o martírio de Santo Estêvão, o primeiro a dar a sua vida por Cristo. Ele soube viver, aquilo que Jesus nos diz no Evangelho: a perseverança até o fim.
Sabemos que diante de Jesus, não podemos passar despercebido. Ninguém que conhece a Cristo, pode ser o mesmo após esse encontro. Ou se rende a sua pessoa, virando assim seu discípulo, ou renúncia, e continua a viver afastado de Deus.
Essa escolha, mais do que por palavras, é feita por nossas atitudes, nas nossas decisões. Por isso Jesus nos alerta a tomar cuidados com os homens. Todas as vezes que tomamos a decisão de seguir a Nosso Senhor, mais ou cedo ou mais tarde, seremos tentados a renunciá-lo.
Geralmente, isso não ocorre como ocorreu com Estêvão, em uma situação literal de vida ou morte, onde ao continuar a anunciar a Jesus, foi assim assassinado. Mas isso ocorre, toda vez que nosso jeito de ser, de falar e agir, incomodo os que estão ao nosso redor, que passam a de alguma forma, nos tentar calar ou nos fazer mudar.
“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”
Quando estamos entre amigos ou entre familiares, na escola ou no trabalho... e sabendo as pessoas que somos cristãos, qualquer posicionamento ou fala mais ativa em direção a Jesus, é abafada, seja com o ódio, ou o que é mais comum, com o sarcasmo, risos e brincadeiras, afim de diminuir a nossa pessoa.
Chega muitas vezes nos casos, de sermos excluídos de certos grupos, que não compartilham dos mesmos ideais, da busca da virtude, daquilo que é bom, belo e verdadeiro. Isso ocorre, porque ao falar dessas coisas, fica claro os erros dos outros, e mais uma vez, os leva a escolher: mudar para viver com Cristo, ou continuar suas vidas da mesma forma.
Assim, nos voltamos a Santo Estêvão, na qual as Sagradas Escrituras o apresentam como alguém cheio de fé, ou seja, que deposita toda a sua vida em Deus, crendo na sua pessoa, sobretudo, em Jesus Cristo.
Aqueles que o escutavam, eram impelidos a tomar uma decisão, aceitando a Jesus, ou o renunciando. E mais uma vez, não por palavras, mas em suas ações. Os que se convertiam, buscavam mudar de vida, e os que renunciavam a Deus, tentavam cala-lo, chegando assim, até a mata-lo.
Que a exemplo de Santo Estêvão, que depositemos no Menino Jesus, toda a nossa fé e esperança, na certeza de que Ele mesmo nos conduz, através do Espírito Santo. E com a intercessão da Virgem Maria, que tenhamos a graça da perseverança, sem nunca abandonar a Nosso Senhor, que está sempre conosco.
ORAÇÃO:
Ó Deus que nos deixastes de modo admirável vossa Santa Igreja, para perpetuar a sua presença e nos admoestar até Ti, nos ensinando com a sua própria autoridade e nos confirmando na fé. Dai-nos viver a fé anunciada e testemunhada pelos Apóstolos, e que com a intercessão de Santo Estêvão, que possamos também nós, dar testemunho dessa mesma fé, com a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.




0 Comentários