TEMPO DO ADVENTO - 3ª semana
LEITURA:
Leitura do Livro do Gênesis 49,2.8-10
Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse:
"Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó,
ouvi Israel, vosso pai!
Judá, teus irmãos te louvarão;
pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos,
se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai.
Judá, filhote de leão:
subiste, meu filho, da pilhagem;
ele se agacha e se deita como um leão,
e como uma leoa; quem o despertará?
O cetro não será tirado de Judá,
nem o bastão de comando dentre seus pés,
até que venha Aquele a quem pertencem,
e a quem obedecerão os povos".
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-17
Livro da origem de Jesus Cristo,
filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó;
Jacó gerou Judá e seus irmãos.
Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar.
Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram;
Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson;
Naasson gerou Salmon;
Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab.
Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute.
Obed gerou Jessé.
Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão,
daquela que tinha sido a mulher de Urias.
Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa;
Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão;
Jorão gerou Ozias;
Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon;
Amon gerou Josias.
Josias gerou Jeconias e seus irmãos,
no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia,
Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim;
Eliaquim gerou Azor;
Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim;
Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã;
Matã gerou Jacó.
Jacó gerou José, o esposo de Maria,
da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze;
de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze;
e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.
MEDITAÇÃO:
“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”
O Evangelista Mateus inicia o seu Evangelho, descrevendo a genealogia de Jesus, segundo a carne. Nela, é possível passar por toda a história, por toda a Sagradas Escrituras, na qual dessa forma, vemos que tudo aponta para uma pessoa: Jesus.
Estamos nos preparando para a primeira vinda de Jesus, no ventre da Virgem Maria, e a forma de compreendermos quem é Jesus, é olhando para toda a história, na qual Deus sempre esteve próximo, mas em Nosso Senhor, sua presença é potencializada.
Mateus inicia com Abraão, o pai da fé, aquele que no qual o Deus chamou a deixar a sua terra, para dele, fazer um grande povo, numeroso como as estrelas do céu e a areia do mar. Mas o mais importante, foi a promessa do Pai, de que de Abraão “todas as famílias serão abençoadas” (Gn 12,3).
É em Jesus, descende de Abraão, que a promessa do Pai se cumpre. É por meio do seu Filho, que as suas graças e as suas bençãos chegam até nós. Sobretudo, o seu perdão e misericórdia, acolhendo a todos que se aproximam de ti.
Outra figura central, é o grande Rei Davi, figura marcada pelo amor e obediência a Deus, apesar dos seus grandes pecados, pois nunca deixou que esses, o afastassem de Deus. A ele também foi prometido, de que de sua linhagem, viria um grande Rei, que libertaria o povo de Israel.
É em Jesus, descente de Davi, que a promessa do Pai se cumpre. Nosso Senhor Jesus Cristo, é o grande Rei do Universo, que trouxe a salvação a todos os povos. Por isso o Evangelista coloca na genealogia de Jesus, pessoas estrangeiras, como foi o caso de Raab, mostrando a universalidade da salvação.
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo”
Toda história aponta para Jesus, na qual o grande momento de toda história, é justamente a sua encarnação e nascimento. Momento esse que divide tudo: antes e depois de Cristo.
É em Jesus, que todas as promessas de Deus, todas as profecias e toda a esperança do povo se cumpre. Por isso o Evangelista inicia dizendo a história da origem de Jesus, para revelar a sua identidade, nos mostrar que é Ele, o salvador esperado.
Acompanhando a genealogia, chegando ao grande ponto da história, é dito que José é esposo de Maria, e que dela, nasceu Jesus. Fugindo de toda a lógica apresentada no restante do texto, na qual era o homem a figura central, que passava para a próxima geração, gerando o seu sucessor.
Agora, é em uma mulher, Maria, que não gera, mas nasce o Menino Deus. Isso nos aponta não só para a história de Jesus segundo a carne, mas também da sua identidade divina de Filho de Deus. Maria, junto a José, aceitam fazer parte dos planos divinos, e assim recebem o Verbo Eterno.
Olhando a genealogia de Jesus, que passa por tantos homens e mulheres pecadores, temos a certeza de que Deus também age em nossa história, apesar dos nossos pecados. O que Ele precisa, é que demos liberdade, para Ele opere e nos guie a partir dos seus desígnios.
Peçamos aquela que, em sua humildade, acolheu os planos de Deus, a ponto de recebe-Lo em seu ventre, a sempre Virgem Maria, para que também, em nossa história, acolhamos a Jesus, fazendo dele, o centro da nossa história e da nossa vida.
ORAÇÃO:
Ó Deus que nos ama com um amor incondicional, na qual nem mesmo os nossos pecados podem nos afastar de ti. Provastes inúmeras vezes o vosso amor por nós, vosso rebanho, nos amamentando e guiando, e na plenitude dos tempos, vem a nós, na pessoa do Filho, para resgatar e nos conduzir a vós. Dai-nos a vossa graça, para que saibamos sempre nos deixarmos guiar pela voz do nosso divino Pastor, e sendo conduzimos ao vosso rebanho, que possamos vos louvar, bendizer e adorar, por toda eternidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.




0 Comentários