TEMPO DO ADVENTO - 2ª semana
LEITURA:
Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,25-31
"Com quem haveis de me comparar,
e a quem seria eu igual?"
- fala o Santo.
Levantai os olhos para o alto
e vede: Quem criou tudo isto?
- Aquele que expressa em números
o exército das estrelas
e a cada uma chama pelo nome:
tal é a grandeza e força e poder de Deus
que nenhuma delas falta à chamada.
Então, por que dizes, Jacó,
e por que falas, Israel:
"Minha vida ocultou-se da vista do Senhor
e meu julgamento escapa ao do meu Deus?"
Acaso ignoras, ou não ouviste?
O Senhor é o Deus eterno
que criou os confins da terra;
ele não falha nem se cansa,
insondável é sua sabedoria;
ele dá coragem ao desvalido
e aumenta o vigor do mais fraco.
Cansam-se as crianças e param,
os jovens tropeçam e caem,
mas os que esperam no Senhor
renovam suas forças,
criam asas como as águias,
correm sem se cansar,
caminham sem parar.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
"Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
MEDITAÇÃO:
“Vinde a mim”
Se aproximando cada vez mais da vinda de Nosso Senhor, a liturgia nos ajuda a preparamos o nosso coração e a nossa vida, para o encontro Jesus, encontro esse, que tira todo o peso, a dor e o cansaço que carregamos.
Esse é o convite feito por Jesus, hoje, a cada um de nós: “Vinde a mim”. Esse deveria ser o lema de nossa vida, um esforço por ir ao encontro de Nosso Senhor, não baseado em nossos méritos ou na nossa forma de vontade, mas antes, no convite que Ele mesmo faz a nós.
Por mais indignos que somos, de estar diante de Deus, o seu amor vai além, e além de nos purificar, completa tudo aquilo que falta, para que assim, possamos ser todo Dele.
Quando não nos esforçamos em viver para Cristo, vamos, muitas vezes sem perceber, sendo engolidos pela rotina, pelos compromissos e deveres do dia a dia, onde até mesmo nos momentos livres, nos esquecemos de Deus.
Ao viver assim, corremos ainda o perigo de limitarmos a nossa fé, a apenas um momento, na Igreja, talvez na missa dominical... e depois, Deus passa a ser apenas um coadjuvante em nossa vida.
“Meu julgo é suave e meu fardo é leve”
Meditando o nosso relacionamento com Jesus, e o espaço que damos a Ele em nossas vidas, ouçamos o que Ele nos diz “Vinde a mim”. Muitas vezes, não só o mundo, como também as nossas obrigações religiosas também se tornam um peso.
Na época de Jesus, eram os fariseus entre outros, que acrescentavam a Lei de Deus, muitas outras obrigações e observações a serem cumpridas. E assim, a vivencia da fé, passava a ser simplesmente o cumprimento dos preceitos.
Se não tomamos cuidado, vivendo na rotina do trabalho e das obrigações que temos, fazemos o mesmo com a nossa fé, vivendo-a, simplesmente cumprindo preceito e obrigações. E assim, Deus se torna apenas mais um em nossas vidas.
Devemos nos preparar para Aquele que há de vir, direcionando toda a nossa vida para Ele, onde mesmo quando a rotina e as obrigações se tornarem um peso, basta um encontro com Jesus, para tudo se torne leve e suave.
Como nos diz o profeta Isaías “Os que põem a sua esperança no Senhor renovam as suas forças, abrem asas como as águias, correm e não se esgotam, caminham e não se cansam” (Is 40,31). Que a Virgem Maria, nos ensine a depositarmos a nossa vida e a nossa esperança em seu Filho Jesus.
ORAÇÃO:
Deus que tudo sabes e governa com a sua magnífica sabedoria e onisciência, dai-nos compreender aquilo que nos rouba de Ti, aquilo que damos demasiada importância, e que por vezes antepomos ao vosso amor e a vossa pessoa. Que a Vossa graça nos ajude a tirarmos todo empecilho ao vosso amor, para que tenhamos como mais importante, a nossa fé em Ti, e assim passemos a viver para alimenta-la. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.




0 Comentários