EVANGELHO DO DIA - 03/07/25 (Jo 20, 24-29)

SÃO TOMÉ APÓSTOLO - festa

São Tomé Apóstolo


LEITURA:

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22

Irmãos,

já não sois mais estrangeiros nem migrantes,

mas concidadãos dos santos.

Sois da família de Deus.

Vós fostes integrados no edifício

que tem como fundamento os apóstolos e os profetas,

e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.

É nele que toda a construção se ajusta e se eleva

para formar um templo Santo no Senhor.

E vós também sois integrados nesta construção,

para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze,

não estava com eles quando Jesus veio.

Os outros discípulos contaram-lhe depois:

"Vimos o Senhor!".

Mas Tomé disse-lhes:

"Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos,

se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos

e não puser a mão no seu lado, não acreditarei."

Oito dias depois, encontravam-se os discípulos 

novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles.

Estando fechadas as portas, Jesus entrou,

pôs-se no meio deles e disse:

"A paz esteja convosco".

Depois disse a Tomé:

"Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos.

Estende a tua mão e coloca-a no meu lado.

E não sejas incrédulo, mas fiel".

Tomé respondeu: 

"Meu Senhor e meu Deus!"

Jesus lhe disse: 

"Acreditaste, porque me viste?

Bem-aventurados os que creram sem terem visto!".


MEDITAÇÃO:

“Vimos o Senhor!”

Celebramos hoje a festa de São Tomé Apostolo, um dos grandes Apóstolos, escolhidos por Nosso Senhor, para darem início a sua Igreja, continuando a sua missão.

Apesar do seu grande amor por Jesus, e de sua vida apostólica, anunciando o Evangelho e a pessoa de Nosso Senhor, ele conhecido por sua incredulidade, devido a passagem que hoje meditamos.

Após a morte de Jesus, a comunidade dos cristãos se encontrava reunidos, em oração, os Apóstolos junto aos demais discípulos. Isso nos mostra que se queremos chegar à fé, precisamos estar unidos, entorno da Igreja de Cristo, ou seja, junto ao Magistério da Igreja.

É nesse momento que Jesus aparece e se revela, com a comunidade reunida, na mesma fé. Mas havia alguém que não estava presente, e não vira Jesus Ressuscitado. Eis que quando ele aparece, os discípulos anunciam a boa nova: “Vimos o Senhor”.

Tomé não acredita, e diz que só passará a acreditar, se ver com os seus próprios olhos, e tocar nas feridas de Jesus. A incredulidade de Tomé, é a mesma com que os demais apóstolos viveram, abandonando Jesus na cruz, e depois duvidando do testemunho das mulheres que viram o túmulo vazio e a mensagem do anjo anunciando a ressureição.


“Meu Senhor e meu Deus!”


Eis que Jesus se apresenta novamente aos discípulos, e lá estava Tomé. Se colocando diante dele, eis que Nosso Senhor o convida a contemplá-lo, colocando a mão em suas chagas, comprovando que era Ele mesmo.

E então o apóstolo faz a sua profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”. Confessa que crê, e reconhece em Jesus, o próprio Deus. Se chegamos a fé junto a comunidade guiada pelos apóstolos e seus sucessores, proclamamos as verdades de fé, movidos pelo Espírito Santo, que nos apresenta a verdade.

Jesus dirá então que felizes serão aqueles que acreditarem sem ter o visto. De fato, essa frase é diretamente para nós, que nascemos depois da sua ascensão aos céus.

Nosso Senhor nos mostra que não precisamos ver para crer, mas sim, acreditarmos no testemunho daqueles que viram e nos proclamam quem é Jesus, e esses são os apóstolos, unidos a Pedro e o seu sucessor.

Vemos assim que para chegar até Jesus, precisamos da Igreja, da sua Santa Igreja que é una, santa, católica e apostólica. E para aqueles que são mais incrédulos, temos o testemunho de alguém que também o era, e passou a ver com os seus próprios olhos, São Tomé.

Peçamos a Virgem Maria que nos confirme na fé proclama pela Igreja de seu filho Jesus, e que o testemunho de Tomé, nos anime a seguir firmes nesta mesma fé, crendo e depositando a nossa vida e esperança, na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.


ORAÇÃO:

Ó Deus que nos deixastes vossa Santa Igreja para que pudéssemos chegar a fé, as vossas verdades, e assim vos contemplar já nessa vida. Dai-nos a graça da fidelidade a Ti, a partir do testemunho de São Tomé, para que junto a Ele e toda a Igreja, possamos proclamar que Nosso Senhor Jesus Cristo, é o nosso Deus e salvador, e que nenhuma dúvida ou incredulidade, nos afaste da Verdade que és Tu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Postar um comentário

0 Comentários